terça-feira, 25 de novembro de 2008

A HISTÓRIA DE LILITH

O primeiro capítulo da Bíblia, conta a história de Adão e Eva mas... ...segundo comentários rabínico dos textos sagrados, Eva não é a primeira mulher criada por Deus:
Quando Deus criou o homem, ele o fez metade masculino e metade feminino, criando assim Adão e Lilith.
É possível deduzir que a lenda de Lilith foi perdida ou removida durante a fundação da religião cristã.
Lilith é portanto a primeira esposa de Adão. Seu relacionamento com Adão fracassou pois ela reivindicou igualdade em relação a seu marido, deixando-o "fervendo de cólera".
Todas as vezes em que eles faziam sexo, Lilith mostrava-se inconformada em ter de ficar por baixo de Adão, suportando o peso de seu corpo. E indagava: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual."

"Lilith foi feita por Deus, de barro, à noite, criada tão bonita e interessante que logo arranjou problemas com Adão". *

*Esse ponto teria sido retirado da Bíblia pela Inquisição
**Por ter sido criada à noite, Lilith também está identificada com o tradicional vampiro

Lilith queria liberdade de agir, de escolher e decidir, queria os mesmos direitos do homem mas quando constatou que não poderia obter status igual, se rebelou e, decidida a não submeter-se a Adão e resolveu abandona-lo.
“É o momento em que o Sol se despede e a noite começa a descer o seu manto de escuridão. Lilith se converteu em pássaro noturno e alçando vôo desapareceu entre as trevas.”
Sua segunda forma, como corresponde a uma imagem desprovida de elementos terrestres, é uma forma para ficar na memória.
O mito não é teológico, é essencialmente social, a presença de Lilith nunca abandona totalmente a memória de Adão, nem em seu segundo matrimônio.
Adão sente a dor do abandono, ele sente o fim de todas as coisas boas. Ele vai então atráz dela até o Mar Vermelho, onde habitam os demônios e espíritos malignos, segundo a tradição hebraica. Mas a esta altura Lilith bjá havia se tornado noiva de Samael (Satã), o Senhor das trevas.
**************
Para compensar a profunda tristeza de Adão, Deus resolveu criar Eva, moldada exatamente como as exigências da sociedade patriarcal. A mulher feita a partir de um fragmento de Adão. É o modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão. A mulher submissa e voltada ao homem.
É difícil evitar concluir que Lilith se converteu em uma imagem de desejo sexual não reconhecido, reprimido e projetado sobre a mulher, que se converte em sedutora. Por todos os lugares foram encontrados amuletos contra o "poder" de Lilith. Seu destino era seduzir os homens e espalhar a morte.
No mito hebreu, Lilith, portanto, acumulou sem descanso todas as associações à noite e à morte.

Lilith, nada mais é, do que o lado sombrio de Eva, daí o porque das qualidades terríveis que são atribuídas a ela. Todo mal que lhe é atribuído está em sua desobediência, ao seu "não" a submissão.
Suas características são destemor, força, entusiasmo e individualismo. Ela é atividade e exuberância emocional. Para as religiões patriarcais, é a personificação da luxúria feminina No Zohar, é descrita como "a prostituta, a maligna, a falsa, a negra".